domingo, 13 de dezembro de 2009

Trabalho de Conclusão de Curso - Mecânica


Essa postagem rápida é para mostrar dois exemplos de TCC bem feitos que foram apresentados na última semana na ETEC - Ilha Solteira no curso de Técnico em Mecânica.

Prensa Hidráulica


Muito bem feito, este trabalho apresenta o ganho de força mecânica baseado em alguns princípios da Estática e da Hidrostática.
Parabéns aos alunos Luiz Carlos, Giselli, Jefferson e Renan.

 Prensa Pneumática Redutora de Volume




Muito bem feito, este trabalho apresenta uma aplicação real para os princípios da pneumática, contribuindo com a reciclagem dos materiais.
Parabéns aos alunos Fúlvio, Antonio Marcos, Severino e Rafael. 



Parabéns a todos!!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Recartilhagem no SolidWorks

Olá Pessoal
No post de hoje vou apresentar um modo de construir uma peça recartilhada no SolidWorks. Este tutorial será uma leitura livre de outro tutorial que encontrei em um site em inglês. Segue o link do site para dar crédito ao autor: Créditos 

Inicialmente construa a peça abaixo utilizando extrusão com a origem centralizada.


Abra um esboço na face frontal e desenhe um quadrado tomando cuidado com a dimensão do ângulo conforme apresentado:




Vá no menu INSERIR – CURVA HELICE /ESPIRAL . Selecione  a face frontal na área do gráfico e depois selecione o circulo externo. Clique em CONVERTER ENTIDADES na barra de ferramentas RASCUNHO. Saia do esboço e utilize os valores para hélice espiral conforme apresentado na figura a seguir:


Depois de clicar ok, clique em RECURSOS e CORTE VARRIDO. Clique no quadrado esboçado e na hélice como mostrado na figura abaixo:
                         
Clique em PADRÃO CIRCULAR, utilizando o eixo 1 como eixo de giro. Utilize 36 repetições e marque a opção total ângulo para 360 e dê ok


Na aba RECURSOS, escolha ESPELHO. Para o plano de espelhamento escolha o plano direito e selecione o padrão circular feito anteriormente para utilizar na opção RECURSOS A ESPELHAR, e clique em ok.



Para fazer o chanfro, abra um esboço no plano direito e faça os esboços apresentados na figura abaixo e depois utilize o recurso CORTE POR REVOLUÇÃO. Está pronta a peça recartilhada.


Espero que seja útil a alguém e até a próxima

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Album de fotos CNC

Segue abaixo um modelo de álbum utilizando alguns recursos do blog

sábado, 28 de novembro de 2009

Peças de Xadrez em CNC



Depois de um bom tempo eu retorno com mais uma postagem no blog.

Hoje eu trouxe algumas peças de xadrez projetadas pelos alunos da ETEC - Ilha Solteira, desde o desenho inicial até a elaboração do código CNC em linguagem Fanuc. Por fim, os alunos utilizaram a máquina CNC ENCO 55 da escola e usinaram as peças, ou melhor, introduziram o código, porque quem usinou de fato foi a máquina (óbvio).
Segue abaixo algumas fotos das peças de xadrez.
Esses peões foram usinados pelo grupo do Fulvio, Carlos Maeda e Severino.
Eles utilizaram latão com material, mas antes fizeram um teste utilizando Nylon 6 que é um terror para usinar por causa do cavaco contínuo.

Já o grupo do Adriano Soares e Valdir fizeram uma Torre em alumínio muito bonita.

O grupo do Ronald, Khalil, Luiz Rogério e Altair fizeram uma Rainha que ficou muito bem feita, e usinaram ela em latão e Nylon 6.

Semestre que vem, daremos continuidade na fabricação dessas peças e fica o desafio para o pessoal:
Como fazer o cavalo no torno CNC !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 13 de setembro de 2009

Qual é o seu Hobby ???

Se você trabalha o dia inteiro em algo que definitivamente não considera lazer, e de noite cursa algum curso técnico, graduação ou pós graduação (não necessariamente nesta ordem de horários), lhe convido á parar por um minuto e responder para si mesmo as seguintes perguntas:

Qual é meu hobby???

O que eu faço para me divertir, me sentir bem, me sentir especial ???

Se você demorou alguns minutos para responder é porque anda fazendo muito pouco o que realmente lhe dá prazer, e caso não tenha encontrado nada útil para responder, sinto lhe informar que você é um sério candidato a ter um stress emocional, pois é fato que daqui há algum tempo seu “CPU mental” irá ter problemas.

Cada vez mais pesquisadores levantam a questão do lazer como forma de melhorar o desempenho profissional dos trabalhadores, e quando falo em hobby, tento diferenciar um pouco de lazer, porque alguns entendem lazer como sendo beber uma cerveja com os amigos, utilizar “serviços padrões” da internet como Orkut e MSN ou assistir televisão.

O sentido de hobby que descrevo aqui é de algo mais produtivo para sua mente ou corpo, como por exemplo: praticar atividades físicas, desenhar, pintar, escrever, pesquisar, cantar, tocar instrumentos, ou seja, atividades que de alguma forma vão lhe trazer um benefício físico ou intelectual e não somente servirem como instrumento de passa tempo.

Antecipando que 99% das pessoas dirão que falta tempo, eu rebato dizendo que o tempo é igual para todos (24 Hs) e cada um faz o que quer de acordo com suas prioridades, e caso prefira usar todo o seu tempo para ganhar dinheiro, é provável que depois irá ocupá-lo com tratamentos e remédios.

No meu caso sempre gostei muito de desenhar, e há alguns dias comprei uma mesa digitalizadora para as horas vagas, sem pretensão de me tornar um Picasso, mas com a convicção de que está é uma atividade que me dá prazer, paz e tranqüilidade.

Minha Tablet acima e abaixo um desenho que fiz para estreia-lá

Do you have a hobby???

sábado, 29 de agosto de 2009

Site da Mecânica


Depois de muito trabalho, o site do Curso Técnico em Mecânica da ETEC Ilha Solteira já é uma realidade. Este site será de grande importância para todos os envolvidos no curso, desde professores até alunos, pois será a porta de entrada para todos aqueles que queiram conhecer melhor as instalações e laboratórios deste curso.
Apesar de relativamente simples, montar a estrutura do site deu trabalho no que se refere ao tempo gasto, pois comecei a remontá-lo ás 23h00min de Quinta e só terminei ás 05h00min da manha de Sexta, mas creio que o resultado tenha ficado satisfatório.
Tentei manter o mesmo padrão empregado no site da Etec Ilha Solteira como forma de agregar valor ao grande trabalho realizado pelo diretor de serviços Wilson.
Todos os trabalhos realizados no curso serão postados no site, com fotos, descrições e vídeos quando possível. Dessa forma, pretendemos estimular os alunos a realizarem mais trabalhos voltados a melhorias das instalações da escola, como por exemplo, a pintura da oficina.
Quem tiver alguma sugestão, basta me enviar um email que todas serão bem vindas.
Segue abaixo o link para acessar o site.
Um forte abraço a todos e até o próximo post.







terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aquisição de equipamentos

À volta ás aulas na Escola Técnica trouxe algumas surpresas agradáveis para os alunos do curso Técnico em Mecânica.

Uma destas surpresas é a aquisição de novos equipamentos para o curso, que foram adquiridos com recursos provenientes do curso de SolidWorks que foi ministrado aos domingos.

Dentre estes equipamentos é possível citar:

1 Furadeira de Impacto 3/8" - 500W 220V – Skill

1 Parafusadeira a bateria – Skill

1 Serra Tico Tico 480W Velocidade variavel e ação pendular 220V – Makita

1 Morsa para furadeira de bancada 4'' - n°2

3 Ferramentas quadrada de aço rápido (Bits) 1/2"x 6"

3 Capas de proteção para disco de 7”

5 Terminais de compressão

2 Porta eletrodos

1 Rebitadeira

Brocas helicoidais de diâmetros diversos

2 Lâminas de serra tico tico bi-metal

1 Jogo de chaves Torx contendo 10 peças

Dessa forma espero que o retorno as aulas seja o mais proveitoso possível e que os alunos possam usufruir destes equipamentos de forma consciente.

Na próxima postagem eu continuo com este assunto, um grande abraço a todos e até mais.

Marsol Bandeira