domingo, 21 de fevereiro de 2010

Colocando a mão na massa


Na última sexta feira, os alunos deram uma aula de iniciativa e trabalho coletivo auxiliando na organização da nova sala de aula da oficina mecânica. Este tipo de atividade é importante para que o aluno tenha a consciência que a escola lhe pertence e faz parte da sua formação cuidar do patrimônio público.  

Na sala montada na Oficina foram colocadas novas carteiras e cadeiras, além da realocação do armário de ferramentas para um local mais apropriado. 

Outra atividade realizada foi a troca das mantas de borracha das bancadas, sendo que coube aos alunos a tarefa de medir, cortar e colocar as mantas. 

O próximo passo é realizar a montagem das calhas para a instalação elétrica da oficina e este é o assunto para o próximo post. 

Agradecimentos especiais aos alunos: Alex, Anderson, Aylla, Èder, Flavio, Gilvan, Jefferson, Jesse, Leonardo e Lucas Danilo do 1º módulo da Mecânica. 

Segue a seguir outras fotos dos alunos colocando a mão na massa.



 


 Abraços e até mais.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cargo com maior reajuste exige paciência e habilidade com números

 
O primeiro post de 2010 é um incentivo para os alunos que estão começando mais um ciclo de aprendizagem no curso técnico em Mecânica da ETEC – Ilha Solteira.
Ontem á noite folheando o Jornal Folha de São Paulo encontrei uma matéria muito bacana que falava sobre o cargo com o maior reajuste do último trimestre na indústria, cujo assunto é comum aos alunos do curso técnico em mecânica. Segue abaixo a reportagem completa.


Folha de São Paulo, 14 de Fevereiro de 2010
DA REPORTAGEM LOCAL


Há uma série de requisitos que preparadores de máquinas devem preencher para ocupar o cargo.
 A responsabilidade de preparar e de regular máquinas-ferramenta que transformam os metais em peças exige, em primeiro lugar, atualização constante.
As máquinas CNC, por exemplo, têm um dispositivo eletrônico e exigem que o profissional conheça os códigos para fazer peças como um bloco de motor. Novos modelos vão e vêm, demandando investimento em treinamento.
Minucioso, o trabalho requer conhecimentos de geometria, tipos de máquina, ferramentas disponíveis e usinagem.
O ex-operador de máquina e hoje líder de produção da empresa de automação Festo, Rodolfo Cavalcante Vieira, 28, diz que a afinidade com números é essencial para o ofício.
 Paciência também. "A programação [da máquina-ferramenta] pode durar até uma hora e meia."Cautela entra na lista de habilidades que o profissional deve ter para se dar bem na área. "Trabalhamos com milímetros. Não pode haver nenhum erro", considera Vieira. 
Abraços a todos




Enjoy

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Homenagem aos alunos

Segue a seguir o vídeo que eu fiz em homenagem aos alunos concluintes do curso Técnico em Mecânica do segundo semestre de 2009.
Um grande abraço e sucesso a todos.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Trabalho de Conclusão de Curso - Mecânica


Essa postagem rápida é para mostrar dois exemplos de TCC bem feitos que foram apresentados na última semana na ETEC - Ilha Solteira no curso de Técnico em Mecânica.

Prensa Hidráulica


Muito bem feito, este trabalho apresenta o ganho de força mecânica baseado em alguns princípios da Estática e da Hidrostática.
Parabéns aos alunos Luiz Carlos, Giselli, Jefferson e Renan.

 Prensa Pneumática Redutora de Volume




Muito bem feito, este trabalho apresenta uma aplicação real para os princípios da pneumática, contribuindo com a reciclagem dos materiais.
Parabéns aos alunos Fúlvio, Antonio Marcos, Severino e Rafael. 



Parabéns a todos!!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Recartilhagem no SolidWorks

Olá Pessoal
No post de hoje vou apresentar um modo de construir uma peça recartilhada no SolidWorks. Este tutorial será uma leitura livre de outro tutorial que encontrei em um site em inglês. Segue o link do site para dar crédito ao autor: Créditos 

Inicialmente construa a peça abaixo utilizando extrusão com a origem centralizada.


Abra um esboço na face frontal e desenhe um quadrado tomando cuidado com a dimensão do ângulo conforme apresentado:




Vá no menu INSERIR – CURVA HELICE /ESPIRAL . Selecione  a face frontal na área do gráfico e depois selecione o circulo externo. Clique em CONVERTER ENTIDADES na barra de ferramentas RASCUNHO. Saia do esboço e utilize os valores para hélice espiral conforme apresentado na figura a seguir:


Depois de clicar ok, clique em RECURSOS e CORTE VARRIDO. Clique no quadrado esboçado e na hélice como mostrado na figura abaixo:
                         
Clique em PADRÃO CIRCULAR, utilizando o eixo 1 como eixo de giro. Utilize 36 repetições e marque a opção total ângulo para 360 e dê ok


Na aba RECURSOS, escolha ESPELHO. Para o plano de espelhamento escolha o plano direito e selecione o padrão circular feito anteriormente para utilizar na opção RECURSOS A ESPELHAR, e clique em ok.



Para fazer o chanfro, abra um esboço no plano direito e faça os esboços apresentados na figura abaixo e depois utilize o recurso CORTE POR REVOLUÇÃO. Está pronta a peça recartilhada.


Espero que seja útil a alguém e até a próxima

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Album de fotos CNC

Segue abaixo um modelo de álbum utilizando alguns recursos do blog

sábado, 28 de novembro de 2009

Peças de Xadrez em CNC



Depois de um bom tempo eu retorno com mais uma postagem no blog.

Hoje eu trouxe algumas peças de xadrez projetadas pelos alunos da ETEC - Ilha Solteira, desde o desenho inicial até a elaboração do código CNC em linguagem Fanuc. Por fim, os alunos utilizaram a máquina CNC ENCO 55 da escola e usinaram as peças, ou melhor, introduziram o código, porque quem usinou de fato foi a máquina (óbvio).
Segue abaixo algumas fotos das peças de xadrez.
Esses peões foram usinados pelo grupo do Fulvio, Carlos Maeda e Severino.
Eles utilizaram latão com material, mas antes fizeram um teste utilizando Nylon 6 que é um terror para usinar por causa do cavaco contínuo.

Já o grupo do Adriano Soares e Valdir fizeram uma Torre em alumínio muito bonita.

O grupo do Ronald, Khalil, Luiz Rogério e Altair fizeram uma Rainha que ficou muito bem feita, e usinaram ela em latão e Nylon 6.

Semestre que vem, daremos continuidade na fabricação dessas peças e fica o desafio para o pessoal:
Como fazer o cavalo no torno CNC !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!