sábado, 29 de agosto de 2009

Site da Mecânica


Depois de muito trabalho, o site do Curso Técnico em Mecânica da ETEC Ilha Solteira já é uma realidade. Este site será de grande importância para todos os envolvidos no curso, desde professores até alunos, pois será a porta de entrada para todos aqueles que queiram conhecer melhor as instalações e laboratórios deste curso.
Apesar de relativamente simples, montar a estrutura do site deu trabalho no que se refere ao tempo gasto, pois comecei a remontá-lo ás 23h00min de Quinta e só terminei ás 05h00min da manha de Sexta, mas creio que o resultado tenha ficado satisfatório.
Tentei manter o mesmo padrão empregado no site da Etec Ilha Solteira como forma de agregar valor ao grande trabalho realizado pelo diretor de serviços Wilson.
Todos os trabalhos realizados no curso serão postados no site, com fotos, descrições e vídeos quando possível. Dessa forma, pretendemos estimular os alunos a realizarem mais trabalhos voltados a melhorias das instalações da escola, como por exemplo, a pintura da oficina.
Quem tiver alguma sugestão, basta me enviar um email que todas serão bem vindas.
Segue abaixo o link para acessar o site.
Um forte abraço a todos e até o próximo post.







terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aquisição de equipamentos

À volta ás aulas na Escola Técnica trouxe algumas surpresas agradáveis para os alunos do curso Técnico em Mecânica.

Uma destas surpresas é a aquisição de novos equipamentos para o curso, que foram adquiridos com recursos provenientes do curso de SolidWorks que foi ministrado aos domingos.

Dentre estes equipamentos é possível citar:

1 Furadeira de Impacto 3/8" - 500W 220V – Skill

1 Parafusadeira a bateria – Skill

1 Serra Tico Tico 480W Velocidade variavel e ação pendular 220V – Makita

1 Morsa para furadeira de bancada 4'' - n°2

3 Ferramentas quadrada de aço rápido (Bits) 1/2"x 6"

3 Capas de proteção para disco de 7”

5 Terminais de compressão

2 Porta eletrodos

1 Rebitadeira

Brocas helicoidais de diâmetros diversos

2 Lâminas de serra tico tico bi-metal

1 Jogo de chaves Torx contendo 10 peças

Dessa forma espero que o retorno as aulas seja o mais proveitoso possível e que os alunos possam usufruir destes equipamentos de forma consciente.

Na próxima postagem eu continuo com este assunto, um grande abraço a todos e até mais.

Marsol Bandeira

sábado, 11 de julho de 2009

Chega ao fim o curso de SolidWorks




Chegou ao fim no último domingo (dia 05/07) o Curso de SolidWorks realizado na Escola Técnica.

Depois de 60 horas de esboços, recurso e extrusões é possível afirmar que o resultado final foi muito positivo, levando-se em consideração os bons trabalhos realizados pelos alunos.

Para encerrar o curso da melhor forma possível, foi realizado entre os participantes um churrasco de confraternização contando com a presença dos alunos do curso de Auto Cad e os alunos do curso de SolidWorks.

È importante ressaltar que este curso foi somente o passo inicial para quem deseja trabalhar na área de projetos utilizados softwares de desenho (CAD), e cabe a cada aluno dar continuidade nos estudos de novas técnicas e ferramentas.

Agradeço a todos que prestigiaram o evento e também á todos aqueles de alguma forma contribuíram com o curso, desde a Diretora da Unidade (Prof. Liliane), passando pelo Diretor de Serviços (Eng. Wilson), pelos professores do curso de Informática (Marco Estremote, Rafael, Virgílio) e aos vigilantes da unidade que deram a sua parcela de contribuição.

Obrigado a todos os alunos e também ao meu parceiro de curso, Prof. Estélio Amorim que ministrou o Curso de Auto Cad para a área Eletrotécnica.

Segue abaixo alguns exemplos de trabalhos realizados no curso e a certeza de que um bom trabalho foi feito, mas que há muito ainda por se fazer.

Abraços a todos.




Clique nas imagens para visualiza-las maiores !!!!!!!!!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Segunda Aula



Frio, muito frio. Mesmo sob uma temperatura muito baixa para os padrões da nossa cidade, no último domingo foi realizada a segunda aula do Curso de Cad da Escola Técnica e os resultados já começam a aparecer.

Os alunos já manipulam o software com mais desenvoltura e as peças desenhadas estão cada vez mais complexas e mais bem feitas.

As figuras acima são exemplos de desenhos feitos pelos alunos e a tendência natural é só melhorar o nível destes trabalhos. Os desenhos estão realmente bem feitos e o efeito de renderização do programa está fantástico, graças às placas de vídeo dos computadores utilizados no curso.

Os alunos que cursam o Curso Técnico já estão utilizando os conhecimentos obtidos no curso aos domingos para aplicar nas peças exigidas no próprio Curso Técnico e não se espantem se o resultado dos TCC’s da turma de Mecânica apresentarem projetos muito bons em termos de desenhos...

No mais agradeço a presença de todos e semana que vem tem mais, pois ainda falta a parte de montagem, detalhamento, soldas e chapas.

Vamos lá pessoal, vamos nos especializar para continuarmos crescendo profissionalmente.

Um forte abraço do amigo Marsol

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Curso na ETEC

Começou no ultimo dia 09 o Curso de AutoCad/SolidWorks para os alunos da Técnico da Escola Técnica. O curso é fruto de uma parceria entre os cursos de Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica da Escola Técnica de Ilha Solteira.

As aulas estão sendo realizadas aos fins de semana na própria unidade da escola com o objetivo de qualificar os alunos e profissionais dessas áreas que tenham interesse em trabalhar na área de projetos utilizando as ferramentas apresentadas.

A primeira aula foi muito proveitosa com os alunos absorvendo diversos novos conceitos e fiquei muito contente com a repercussão positiva do curso, pois não é fácil passar o fim de semana inteiro trabalhando na escola.

Recebi alguns e-mails de agradecimento e fiquei muito feliz, pois isso é gratificante e motivador para que possamos continuar fazendo um bom trabalho.

Abaixo segue alguns e-mails que recebi de alunos elogiando o curso e tomei o direito de postá-los aqui.

No mais é isso por enquanto.

________________________________________________________________________

Bom dia Marsol

Você está de parabéns o curso foi muito proveitoso, aprendi muito e já fiquei muito empolgado assim como outros colegas que ouvi comentários positivos...

Comentamos com os alunos que não foram possível fazer o curso e eles ficaram muito interessados também a repercussão foi positiva.

Continue assim, a ETE precisa de professores dedicados como você, só assim continuará formando excelentes profissionais.

Adriano 2° Módulo Mecânica
_________________________________________________________

Proveitosissíma não é bem o termo, foi sensacional a aula de domingo, perdi a corrida mas ganhei infinitamente conhecimento q é o que levamos.
Não é fácil mesmo dar aula p um monte de leigos e estar disposto a ensinar não é pra qq um, mas Marsol, eu nunca tive uma aula tão proveitosa como a sua, foi verdadeiramente o q os Doutores de educação falam de ensino/aprendizagem, acho que dentro da sala vc andou uns 20Km rsrsrsrsrs, também, com uns burros rsrsr

Mas é o que vc falou, todos tem q acompanhar passo a passo se entregar por completo, esquecendo o resto lá fora.

Fúvio 2° Módulo Mecânica

_____________________________________________

Caro Prof. venho agradecer vosso esforço em conjunto com o nosso, em estar disponibilizando o único dia de descanso tanto seu quanto nosso para estarmos aprendo uma nova ferramenta CAD na área de engenharia, estive e estou muito satisfeito, embora seja eu o mais cansado de todos.

O todo esteve muito coeso para um bom desempenho do andamento do curso. E isso é um sincero elogio de minha parte.

Acho que estamos ai pra nos ajudar e edificar um futuro melhor. Tenha sempre meu apoio e esforcemos para estarmos caminhando juntos, pois a empreitada é longa.

P.S.: Se necessitar de um voluntário p/ ajudá-lo a desmontar e recolocar as máquinas em outros laboratórios conte comigo.

Ramon 1º Modulo Mecânica

_______________________________________________________________

E-mail endereçado a direção da escola

Gostaria de fazer um elogio ao Prof. Marsol ministrante do curso aos Domingos de Solid/Cad, pela paciência e perseverança no que tange ao ensino/aprendizagem, enaltecendo ainda mais o nome da entidade e fazendo com que nós alunos conquistemos um algo mais na busca da realização profissional.
É de profissionais como o Prof. Marsol que nosso planeta está carente, e para mim, é além de ser uma honra em te-lo como professor, é uma oportunidade de aprender e me tornar uma pessoa melhor como ser humano.
Abraços
Fulvio Pannicalli 2º Mecânica ETEC Ilha Solteira


terça-feira, 28 de abril de 2009

NASA Education

Cliquem na imagem para irem ao site da NASA

A dica desta semana é o ótimo site da NASA (North American Space Agency), a Agência Espacial Norte Americana. É uma agência do Governo dos EUA criada em 29 de Julho de 1958, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

A NASA foi responsável pelo suposto envio do homem à Lua e de diversos outros programas de pesquisa no espaço.

A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte.

O site possui diversos atrativos e o que me levou a citá-lo aqui foi a seção NASA Education, onde é possível encontrar diversos matérias sobre as mais variadas tecnologias, bem como diversos experimentos que podem ser montados em sala de aula ou até mesmo em alguns trabalhos de conclusão de curso.

O único “inconveniente” para alguns é que o site está todo em inglês, mas nada que um pouco de força de vontade e o Google translation não resolva hahahahaha

Quero dar o crédito deste post ao meu amigo Prof. Vitor da ETEC-Ilha Solteira que foi quem me mostrou esse interessante site.

Só para facilitar a vida de alguns, cliquem em For Educators na aba superior, Find Teaching Materials no menu á esquerda e selecione a caixinha Physical Science. Ai é só escolher o tema e navegar a vontade.

Um forte abraço e até mais.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

MECÂNICA PARA TÉCNICOS




A dica de hoje é para todos aqueles que adoram o universo da Mecânica, principalmente os alunos dos cursos técnicos da ETEC - Ilha Solteira.

O trabalho que apresento hoje é a excelente pagina do professor Eduardo J. Estefanelli, que versa sobre os mais variados assuntos: desde desenhos geométricos, até simuladores de instrumentos de medida como paquímetros e micrometros. Existem diversos materiais para download, listas de exercícios e muitas animações onde é possível variar os parâmetros e observar as mudanças que ocorrem.

Melhor do que eu ficar falando aqui é vocês irem lá e conferirem a variedade de trabalhos interessantes.

Um abraço a todos e, para aqueles que acharem que a dica foi boa, deixem um comentário para o post.

Cliquem na imagem para irem ao site ou....

Link do site:

http://www.stefanelli.eng.br/index.html

Enjoy