sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Homenagem aos alunos
Um grande abraço e sucesso a todos.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Trabalho de Conclusão de Curso - Mecânica
Essa postagem rápida é para mostrar dois exemplos de TCC bem feitos que foram apresentados na última semana na ETEC - Ilha Solteira no curso de Técnico em Mecânica.
Muito bem feito, este trabalho apresenta o ganho de força mecânica baseado em alguns princípios da Estática e da Hidrostática.
Parabéns aos alunos Luiz Carlos, Giselli, Jefferson e Renan.
Muito bem feito, este trabalho apresenta uma aplicação real para os princípios da pneumática, contribuindo com a reciclagem dos materiais.
Parabéns aos alunos Fúlvio, Antonio Marcos, Severino e Rafael.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Recartilhagem no SolidWorks
No post de hoje vou apresentar um modo de construir uma peça recartilhada no SolidWorks. Este tutorial será uma leitura livre de outro tutorial que encontrei em um site em inglês. Segue o link do site para dar crédito ao autor: Créditos
Inicialmente construa a peça abaixo utilizando extrusão com a origem centralizada.
Abra um esboço na face frontal e desenhe um quadrado tomando cuidado com a dimensão do ângulo conforme apresentado:
Vá no menu INSERIR – CURVA HELICE /ESPIRAL . Selecione a face frontal na área do gráfico e depois selecione o circulo externo. Clique em CONVERTER ENTIDADES na barra de ferramentas RASCUNHO. Saia do esboço e utilize os valores para hélice espiral conforme apresentado na figura a seguir:
Depois de clicar ok, clique em RECURSOS e CORTE VARRIDO. Clique no quadrado esboçado e na hélice como mostrado na figura abaixo:

Clique em PADRÃO CIRCULAR, utilizando o eixo 1 como eixo de giro. Utilize 36 repetições e marque a opção total ângulo para 360 e dê ok
Na aba RECURSOS, escolha ESPELHO. Para o plano de espelhamento escolha o plano direito e selecione o padrão circular feito anteriormente para utilizar na opção RECURSOS A ESPELHAR, e clique em ok.
Para fazer o chanfro, abra um esboço no plano direito e faça os esboços apresentados na figura abaixo e depois utilize o recurso CORTE POR REVOLUÇÃO. Está pronta a peça recartilhada.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
sábado, 28 de novembro de 2009
Peças de Xadrez em CNC
Depois de um bom tempo eu retorno com mais uma postagem no blog.
Hoje eu trouxe algumas peças de xadrez projetadas pelos alunos da ETEC - Ilha Solteira, desde o desenho inicial até a elaboração do código CNC em linguagem Fanuc. Por fim, os alunos utilizaram a máquina CNC ENCO 55 da escola e usinaram as peças, ou melhor, introduziram o código, porque quem usinou de fato foi a máquina (óbvio).
Segue abaixo algumas fotos das peças de xadrez.
Esses peões foram usinados pelo grupo do Fulvio, Carlos Maeda e Severino.
Já o grupo do Adriano Soares e Valdir fizeram uma Torre em alumínio muito bonita.
O grupo do Ronald, Khalil, Luiz Rogério e Altair fizeram uma Rainha que ficou muito bem feita, e usinaram ela em latão e Nylon 6. domingo, 13 de setembro de 2009
Qual é o seu Hobby ???

Se você trabalha o dia inteiro em algo que definitivamente não considera lazer, e de noite cursa algum curso técnico, graduação ou pós graduação (não necessariamente nesta ordem de horários), lhe convido á parar por um minuto e responder para si mesmo as seguintes perguntas:
Qual é meu hobby???
O que eu faço para me divertir, me sentir bem, me sentir especial ???
Se você demorou alguns minutos para responder é porque anda fazendo muito pouco o que realmente lhe dá prazer, e caso não tenha encontrado nada útil para responder, sinto lhe informar que você é um sério candidato a ter um stress emocional, pois é fato que daqui há algum tempo seu “CPU mental” irá ter problemas.
Cada vez mais pesquisadores levantam a questão do lazer como forma de melhorar o desempenho profissional dos trabalhadores, e quando falo em hobby, tento diferenciar um pouco de lazer, porque alguns entendem lazer como sendo beber uma cerveja com os amigos, utilizar “serviços padrões” da internet como Orkut e MSN ou assistir televisão.
O sentido de hobby que descrevo aqui é de algo mais produtivo para sua mente ou corpo, como por exemplo: praticar atividades físicas, desenhar, pintar, escrever, pesquisar, cantar, tocar instrumentos, ou seja, atividades que de alguma forma vão lhe trazer um benefício físico ou intelectual e não somente servirem como instrumento de passa tempo.
Antecipando que 99% das pessoas dirão que falta tempo, eu rebato dizendo que o tempo é igual para todos (24 Hs) e cada um faz o que quer de acordo com suas prioridades, e caso prefira usar todo o seu tempo para ganhar dinheiro, é provável que depois irá ocupá-lo com tratamentos e remédios.
No meu caso sempre gostei muito de desenhar, e há alguns dias comprei uma mesa digitalizadora para as horas vagas, sem pretensão de me tornar um Picasso, mas com a convicção de que está é uma atividade que me dá prazer, paz e tranqüilidade.
Minha Tablet acima e abaixo um desenho que fiz para estreia-lá
Do you have a hobby???
sábado, 29 de agosto de 2009
Site da Mecânica









